Como cuidar do mandril porta-pinça (collet) do seu CNC

Se seu CNC usa um mandril porta-pinça, também chamado de engate rápido, ou collet (termo inglês), então você precisa tomar alguns cuidados com ele para garantir a qualidade da fresagem.

A primera dica é limpar bem seu collet usando WD40, pois o óleo ou graxa que vem de fábrica no seu collet pode reduzir o atrito dela com a broca. Além disso graxa ressecada no seu collet pode contribuir para o desalinhamento (runout) da broca.

Após terminar seu trabalho você deve limpar seu collet antes de guarda-lo, evitando assim que detritos de metal, poeira ou gotas do líquido refrigerante (usado para resfriar a peça sendo fresada) fiquem presos no collet. Use uma pequena brocha de latão para limpa-lo. Verifique atentamente se não ficou nada encrustado nas lacunas do collet, mante-las livre é muito importante, uma vez que elas devem se expandir ou contrair para prender bem as brocas.

Se você notar sulcos, ranhuras ou deformações no seu collet, então pode estar na hora de troca-lo. Para evitar estes problemas é sempre bom tomar cuidado no manuseio e principalmente na hora de instala-lo e na inserção da broca.

Fonte: http://www.mmsonline.com/articles/be-kind-to-to-your-collets

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s