Finalmente as partes fresadas para o Meu Primeiro CNC chegaram

Como vocês sabem estou desenvolvendo um CNC p/ fazer placas de circuito impresso e p/ fresar madeira e metais macios, como por exemplo alumínio.

A maior parte deste CNC é desenvolvida com peças padronizadas de mercado (produto de prateleira), mas algumas partes como a base X(cama ou bed em inglês), a base Z (base do spindle) e o adaptador p/ acoplar no suporte da castanha são peças customizadas. Estas peças são feitas em alumínio fresado.

Eu mandei fabricar estas peças na Torneamentos Pontone (não tenho nenhum vínculo com eles e nem estou recebendo p/ fazer propaganda deles, só estou divulgando aqui porque gostei da qualidade do serviço que eles prestaram). As peças foram confeccionadas nas seguintes ligas de alumínio com seus respectivos preços:

- Suporte Castanha - Alumínio Liga 6351
- 01 peça -  Valor unitário: 95,00

- Mesa CNC - Alumínio Liga 5052
- 01 peça -  Valor unitário: 295,00

- Base Spindle - Alumínio Liga 5052
- 01 peça -  Valor unitário: 169,00

Estas foram umas das peças mais caras até agora (a lista completa com todas as peças e custo estão nesta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Cw12JK1nSOURXnkiu8UeDRuR-VCACQ6kpZGtEg_TR5Q), mas estou prezando pela qualidade antes do preço. Esta liga de alumínio (5052) por exemplo é usada na indústria naval o que assegura uma melhor resistência.

Antes de montar o CNC resolvi desenha-lo usando o FreeCAD. Eu nunca havia utilizado esta ferramenta, mas o fato de ter vários vídeos tutoriais sobre ele no Youtube facilitou muito meu aprendizado. Outra vantagem dele é o fato de permitir usar a “Navegação” do padrão Blender, assim eu não precisei aprender a como usar o mouse e teclado no padrão nativo CAD.

Se eu não tivesse criado o projeto do CNC no FreeCAD eu teria cometido muitos erros de montagem. E pior, eu teria mandado fabricar algumas peças com dimensões erradas, mas que felizmente puderam ser detectadas facilmente na visualização 3D. Por isso é importante medir e desenhar todas as peças do projeto, mesmo que isso dê um pouco de trabalho.

Bom, chega de conversa, vamos ao que interessa: as fotos e screenshot do projeto.

Design do CNC no FreeCAD (dica: clique com o botão direto sobre a imagem e mande visualizar a imagem para ver no tamanho original) :

CNC_FreeCAD

Base X (bed) do CNC:

base_x

Base Z (spindle holder) :

base_z

Adaptador p/ Castanha:

ballnut_adapter

A três peças empilhadas:

stack_base

Base Z com a Tupia DeWALT D26670 parafusada:

basez_spindle

Base X com Tupia visão traseira:

basez_spindle_backview

É isso pessoal, em breve postarei mais novidade sobre a montagem do CNC.

Advertisements

2 thoughts on “Finalmente as partes fresadas para o Meu Primeiro CNC chegaram

  1. Ola Alan , como esta a montagem da CNC ? Estou ansioso para ve-la funcionando. Tem alguns anos que quero montar uma e gostei do seu projeto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s