Estamos vivendo um momento único onde a tecnologia 3D permite criar coisas maravilhosas, mas ao mesmo tempo a “velha política” continua apertando o cerco contra a nossa liberdade. Vejamos…
Após tirar várias fotos de uma réplica em bronze da estátua Moisés de Michelangelo, existente no campus do Augustana College (Sioux Falls, South Dakota), Jerry Fisher usou um software para reconstruir o modelo 3D da estátua ((semelhante ao que usei p/ tentar recriar o Mário) e publicou no site de compartilhamento 3D Thingiverse.
Não demorou muito para ser contatado pelas “autoridades” da cidade e obrigado a remover o modelo da estátua do site.
Ao que tudo indica há uma má interpretação da lei, a estátua é de domínio público e foi criada há exatos 5 séculos. Jerry está recorrendo à justiça para lutar por seu direito de publicar o modelo da estátua. A matéria completa pode ser lida em inglês neste site: http://www.3ders.org/articles/20150122-man-accused-of-copyright-infringement-after-3d-scanning-a-michelangelo-statue.html
Um caso recente relacionado a este tema é o do Mickey Mouse, ele deveria ser de domínio público há muito tempo, mas os “proprietários” dele conseguiram estender o tempo de direito sobre ele:
http://www.washingtonpost.com/blogs/the-switch/wp/2013/10/25/15-years-ago-congress-kept-mickey-mouse-out-of-the-public-domain-will-they-do-it-again/
A discussão deste tema é importante, devemos lutar por nossa liberdade enquanto ainda temos alguma…
No caso do Mickey Mouse ou da linha da Disney caso o mesmo esteja como propriedade de pessoa jurídica então somente 50 anos após a falencia da empresa que passaria a ser dominio público.
Enquanto a empresa existir então considera como a pessoa juridica ainda viva, esse seria o mesmo caso dos produtos da LEGO por exemplo.
A menos que exista algo na lei que possa mudar esse fato.