Relato dos problemas encontrados na MakerBot Replicator 2X

Como já postei antes, tive alguns problemas com a MakerBot Replicator 2X, então resolvi documentar aqui os problemas que já tive até o momento para ajudar outras pessoas que possam vir a passar pelos mesmos problemas:

1) Impressora não carrega novo filamento: durante a troca de filamento pode acontecer do filamento que estava antes na impressora se romper dentro da cabeça de impressão e quando você vai colocar o novo filamento a fio de ABS/PLA não sai no bico de impressão. É fácil detectar que isso aconteceu pois o motor da extrusora faz um barulho estranho como se tivesse fazendo muita força e não consegue puxar o filamento.

A solução para este problema é simples: remova os 4 parafusos que prendem a ventoinha na cabeça extrusora, você verá o tubo por onde o filamento entra e é derretido, neste momento você deve ter notado que ficou apenas um “toco” do filamento anterior. Entre no Menu da Replicator 2X e escolha a opção de remover o filamento (Unload Filament) e então com um alicate de ponta ou com uma pinça remova o pedaço de filamento que ficou preso no bico de impressão.

2) Travamento do Eixo X: a Replicator 2X tem pequeno erro de projeto, que também existia na Replicator 2 que que a fabricante achou que havia consertado trocando o cabo flexível. O cabo do motor ligado à correia do eixo X é tensionado quando a impressora se move para o fundo da área de impressão, o que ocorrerá com muita frequência quando se está imprimindo peças muito grandes. Eu gravei um vídeo mostrando este problema ocorrendo: https://www.youtube.com/watch?v=VdMFXOacl3c Observe que num determinado momento a impressora faz um barulho estranho e imprime muito plástico numa única posição. Este problema também é facilmente notado quando você manda alinhar o nível da base da área de impressão e durante o movimento diagonal da cabeça de impressão o motor faz um barulho como se algo estivesse impedindo o movimento e há um deslocamento do movimento diagonal em relação ao eixo X.

Para resolver este problema você deve trocar os cabos que estão ligados ao motor do eixo X ou fazer uma emenda nele, como explicado neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Sd8y-dQVgoM

3) Atolamento do filamento: durante a impressão da peça o bico pára de fazer a extrusão do filamento. Isto acontece porque o calor do bico de extrusão chegou até ao eixo do motor de extrusão, com isso as ranhunhas no eixo do motor, que puxam o filamento para dentro do bico, começam a derretem o filamento e assim o eixo to motor passa a deslizar ao invés de puxar o filamento.

A solução neste caso também é simples, pre-aqueça as extrusoras, aguarde uns 5 minutos e então mande descarregar o filamento (Unload filament), faça um pouco de força para puxar o filamento, mas não muita, senão o filamento pode romper e você terá o problema documentado no item 1).

É isso pessoal, quem acha que é só comprar uma impressora 3D de mercado que todos os problemas estavam acabados, se engana. As impressoras de mercado podem dar tantos problemas quanto as impressoras criadas por você mesmo.

4 thoughts on “Relato dos problemas encontrados na MakerBot Replicator 2X

  1. Parabéns rapaz, pelo relato, tenho uma Makerbot 2 e o problema da situação “2” é exatamente o que está acontecendo comigo, agora vou tentar soluciona-lo. Outra coisa o manual do usuário é foda, não tem nada é tudo muito basicão. Obrigado pelas dicas.

  2. Oi Luciano,
    obrigado pelo comentário.
    Inicialmente fiz a emenda de um flat-cable de HD no flat-cable da impressora subtituindo a parte que com o problema. Após contactar a empresa que nos vendeu a impressora (TekTrade), eles nos enviaram outro flat-cable original e aí substituimos o que estava emendado. Boa sorte, []’s

  3. Primeiramente agradecer e parabenizar pelo post.
    No meu caso, está aparecendo a mensagem: “Heating failure #5….”.
    Já abri a parte debaixo dela e conferi os cabos.
    Você poderia me ajudar de alguma forma?
    Desde já agradeço.

    1. Bom dia Márcio,
      Eu enviei um email pra você, dá uma olhada, caso não consiga achar a causa entre em contato. []’s, Alan

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