Como reparar placa do HP Pavilion dv6000

Conheço pelo menos mais cinco pessoas que assim como eu comprou um notebook HP Pavilion DV6000 e após alguns meses de uso ele simplesmente pára de ligar e fica reiniciando antes de aparecer a tela com o logo da HP na BIOS.

Não sei se alguém da HP um dia vai ler este post, mas se acaso ler, fique ciente que estas 5 pessoas e eu nunca mais compraremos um notebook da HP. Acredito que assim como nós outras milhares de pessoas que passaram por este mesmo problema também não comprarão.

Mas afinal, por que este problema acontece e por que a HP não conseguiu detectar isso antes de lançar o notebook no mercado. Vamos lá, um problema de cada vez.

O erro em questão ocorre porque o chip de vídeo (GPU) da Nvidia sobreaquece e alguns pinos chegam a derretar a solda, com isso o notebook fica instável e não liga. Este problema acontece com mais frequência em notebooks onde a poeira bloqueia as aletas de refrigeração do cooler, porém acredito que mesmo sem poeira este problema vai acontecer depois algum tempo.

O mais provável que é a HP não tenha percebido este problema porque não testou o notebook em campo por tempo suficiente, ou tenha testado apenas em países de clima frio, etc.

Este problema serve como um bom exemplo para outras empresas que estão lançando produtos no mercado. Se você não quiser ter dor de cabeça no futuro e perder seus clientes para sempre, teste exaustivamente seu produto, em várias condições de uso, principalmente em condições extremas. Apenas o “burn-in” (tipo de teste onde o equipamento é deixado ligado várias horas rodando rotinas de testes pesadas) não é suficiente.

A segunda regra básica: disponibilize protótipos para clientes (equivalente ao “projeto piloto” de sistemas), isto ajudará a pegar falhas que você não tinha previsto no seu produto.

Finalmente, se encontrar algum problema grave no produto, tome uma ação rápida para evitar que os clientes sejam prejudicados pela(s) falha(s) do seu produto.

Infelizmente nada disso aconteceu no caso do Notebook HP Pavilion DV6000.

Agora que o problema já esta contextualizado, vamos à solução, na verdade não é uma solução, mas apenas uma forma de reverter o problema e amenizar os efeitos causados.

Primeiro você terá que abrir seu notebook, use o manual de serviço da HP para abri-lo corretamente (se você não tem costume de abrir equipamentos eletrônicos, então peça para algum amigo que tenha conhecimento para fazer isso pra você).

Você deverá desparafusar o cooler para remove-lo da placa mãe, veja os parafusos na imagem abaixo:

Em seguida você deve preaquecer a placa antes de aquecer a GPU Nvidia (quadro selecionado em vermelho na imagem acima). Coloque a temperatura da sua estação de ar quente em 100 graus, aqueça a área próxima ao chip e também a área embaixo da placa. É importante fazer isso antes de aquecer o chip, pois a placa poderia “delaminar” (trincar, quebrar) e romper as trilhas. Preaqueça por uns 2 minutos.

Agora pegue uma folha de alumínio (destas de cozinha) e corte no centro dela um quadrado do tamanho do chip GPU e coloque o furo exatamente sobre o chip de forma que toda a área do chip fique visível/acessível. Isto evitará que o ar quente derreta o conector do cooler que está próximo do chip e que outros componentes próximo ao chip sejam desoldados.

Coloque 4 moedas de 5 centavos sobre o chip GPU, uma ao lado da outra, formando um quadrado. Como elas são revestidas de cobre, conduzirão o calor rapidamente e também o peso delas vai ajudar o chip a abaixar um pouco quando a solda, que fica embaixo do chip, derreter.

Altere a temperatura da estação de solda para 320C e para velocidade do ar média, não muito forte. E comece jogar o ar quente próximo ao centro do chip GPU em movimentos circulares a uma altura de 5 centimetros do chip, de forma que as quatro moedas fiquem bem aquecidas também. Faça isso durante uns 10 minutos, para garantir que a solda realmente vai derreter, pois demora tempo para que o calor consiga acequer a parte debaixo do chip.

Na parte do dissipador de calor que está ligada ao cooler e que fica exatamente sobre o chip GPU há uma pequena chapa de cobre e abaixo dela uma borracha condutiva, remova esta borracha e coloque uma chapa de cobre no lugar dela (eu cortei uma moeda de 5 centavos em formato retangular). Desta forma a chapa de cobre original estará em contato com a chapa que você criou e esta por sua fez estará em contato direto com o chip GPU da Nvidia. Cuidado para a sua chapa não ficar muito grande e dar curto-circuito com os componentes (resistores e capacitores) soldados na parte superior da GPU.

Finalmente corte o fio branco do conector do cooler, assim o cooler vai ficar funcionando na velocidade máxima o tempo todo.

Advertisements

13 thoughts on “Como reparar placa do HP Pavilion dv6000

  1. Fala Alan,

    Cara conheço umas 5 pessoas pelo menos que tem (ou tiveram) esse mesmo problema. Desde então não recomendo mais HP as pessoas que me perguntam.

    Abs meu caro.

  2. Olá Daniel,
    Pois é, parece que este problema é bem comum mesmo. Isto “queima o filme” da empresa.

    Um grande abraço,

    Alan

    1. Oi Emerson,
      Entre em contato com a HP pelo site e solicite a informação da assistência técnica mais próxima da sua residência. No meu caso, após reaquecer o chip do notebook várias vezes ele parou de funcionar. Evite comprar notebooks da HP, senão você vai ter problemas com certeza.

  3. Olá, sou técnico de informatica especializado em reparo de BGA, minha empreza situa em Anápolis Goias, caso tenham intereçe em fazer o reparo de seu aparelho entrem em contato pelo email lmc_net@hotmail.com grato!

  4. Só que agora quando você ativa a placa de video o note desliga… então tem que deixar ela desabilitada e se contentar com a onboard =/ Acho que ela já ferrou de vez… Antes você ia jogar algo.. passava 4 minutos (aquecia) e desligava… Agora quand você ativa ela o note simplesmente desliga.. =/

  5. todas as marcas tem problemas, comprei um Dell e em duas semanas tive que chamar a assistência pra substituir o teclado que parou de funcionar, já tive Toshiba tive que trocar a fonte, e por ai vai

    to com um DV7 Pavillion, desde 2007, já são 7 anos, agora em 10/09/2014 que foi me apresentar defeito na GPU, nunca formatei e nunca precisei fazer algum manutenção, somente agora.

    HP e Sony são os melhores, pelo menos na minha opinião. como opinião é que nem bunda, cada um faz o que quer com a sua, rsrsrs.

  6. Opa amigo achei seu post, uma pergunta:
    ao tirar a borrachinha condutora e por o metal ele não tem perigo de encostar nos micro transistors que tem do lado do chip da placa de video nao??

    1. Olá Marco Tulio,
      Sim, se a moeda que está entre o chip e o dissipador de calor for muito pressionada ela pode fechar curto ou até mesmo trincar o chip. Esta solução (“gambiarra”) funcionou no meu caso, mas não é o mais indicado. Antes de comprar um notebook procure ler bastante p/ descobrir os possíveis problemas que ele pode ter, infelizmente eu não fiz isso quando comprei este HP há 8 anos. Hoje meu notebook e o da minha esposa são Dell e nunca deram nenhum tipo de problema. []’s, Alan

    1. só que eu fui mais ousado, esquentei com estanho derretido em cima do chipset até ele ficar amarelado, dpois coloquei uma força em cima por alguns instantes, e depois fechei o note e liguei kkkkkkkkkkk tava guardado já a fazer 1 ano

  7. Blz rapaziada olha eu fiz e deu certo, peguei uma pistola de ar quente aquelas que vende no mercado livre as baratinhas de 40 conto aí retirei a placa identifiquei o bga e posicionei a pistola em cima do bga e liguei na posição média ou (I) fiquei dois minutos e pronto montei e funcionou.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s