Como substituir a imagem do easter egg do Android

O Android 2.3 e acima possuem um ovo de pascoa que mostra uma imagem com zumbis e o robo verde. Para ver a imagem vá em Configurações -> Sobre o Telefone e Clique rapidamente várias vezes sobre o campo “Versão do Android”, você deverá ver a imagem com os zumbis.

Pesquisando pela mensagem que é exibida na tela (toast: “Zombie art by Jack Larson”) descobri que o arquivo que exibe a imagem é:
frameworks/base/core/java/com/android/internal/app/PlatLogoActivity.java

Depois pesquisando pela imagem “platlogo” descobri que ela fica dentro do arquivo prebuilt/sdk/10/android.jar, então copie o arquivo para outro local renomeando o arquivo para .zip e ao descompacta-lo encontrei a imagem em res/drawable-nodpi/platlogo.jpg.

Só precisei colocar outra imagem substituindo esta imagem, gerar o .jar novamente e compilar o Android.

ATUALIZAÇÃO: Escrevi um tutorial passo-a-passo que não precisa recompilar o Android: https://acassis.wordpress.com/2013/02/20/como-substituir-a-imagem-de-zumbi-do-easter-egg-do-android-2-3/
Creditos ao pessoal do xda-developers: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1586141

Advertisements

33 thoughts on “Como substituir a imagem do easter egg do Android

  1. Oi Jonas, voce baixou o codigo fonte do Android? Este pacote esta disponivel no codigo fonte do Android 2.3 e superior. Nas versoes antigas do android nao existia este easter-egg.

  2. Oi Danilo,
    depois que você aprende tudo fica simples 😉
    E o jeito mais facil de aprender é ler muito e ser autodidata.

  3. Voltei 😀
    não consegui fazer o download porque não entendi bulufas desses códigos
    $ Mkdir ~ / bin
    $ PATH = ~ / bin: $ PATH

    Eu tenho que plugar o celular no USB e copiar esses primeiros códigos no diretório home??
    To perdidíssimo :S

  4. Ola’ Gilberto,
    Acredito que tambem funcione para o CyanogenMod, mas nao testei.
    Lembre-se que para fazer a modificacao e substituir o arrquivo voce precisara’ saber exatamente o que esta fazendo, senao vc corre o risco de danificar seu sistema.

  5. Oi Otavio,
    Você tem que baixar o SDK do Android para encontrar o arquivo android.jar. Este tutorial não é recomendado para iniciantes, mas para quem já domina o processo de troca de firmware do Android.

  6. Olá amigo, tenho algumas duvidas aki, por acaso vc naum teria um tutorial de como abrir a rom ou criar uma firmware apartir do sdk?
    Já alterei varias vezes a Rom do meu Moto Droid3, mais naum entendo nada do SDK.

  7. Amigo, sei que você deve ser muito ocupado, mas como perguntar não ofende, será que você poderia fazer um tutorial, de preferência em vídeo, passo a passo de como fazer essa substituição? Abraço.

  8. Olá pessoal,
    Estou vendo que tem várias pessoas estão perguntando como fazer o processo de substituição da imagem original do ovo de pascoa do Android, então vou escrever um tutorial passo-a-passo ensinando como vocês podem fazer isso. Fiquem antenados nos post que será criado com este tutorial. []s

  9. Caro, podia detalhar passo a passo como tirar essa figura horrorosa do aparelho? desde a instalação do aplicativo que e em ENGLES ate a remoção?

  10. cara tem como tu fazer um tuto no windows, no windows o quando digito adb devics ja reconhece meu dispositivo e depois disso o que devo fazer?

  11. Oi Márcio, se o “adb devices” já reconhece o dispositivo é só você seguir os passos do tutorial pra Linux, porém na hora de extrair o arquivo você pode usar o WinRAR. Se me lembro bem o WinRAR permite você alterar o arquivo de imagem sem precisar extrair para o disco. Faça o teste e poste o resultado aqui. []’s

  12. cara fiz todo o tutorial pelo windows só que depois que substituir o arquivo framework-res.apk pelo prompt de comando e desliguei o aparelho ele não ligou mais, resultado tenho que reinstalar a rom do aparelho novamente. v se vc descobre algum método melhor pelo windows.

  13. Eu sei um jeito 1000000 vezes mais facil, kkkkk passa o arquivo “framework-res.apk” pro computador, abre ele, sem extrair mesmo, abre com o winrar, daí vc vai em res>drawable nodpi>e ta la a imagem, é só vc fazer outra, ou pegar pronta, arrastar pra dentro da pasta (ZIPADA MESMO) e apertar “OK” pronto, vc alterou, e nem precisou descompilar a pasta, pra ter que compilar novamente e bla bla bla (Sou autor de algumas ROMS, para o galaxy Y TV, podem encontrar neste site os meus trabalhos > http://www.somosandroid.com.br)

  14. Philipe,
    Não é necessário compilar mesmo não, veja o link que existe na última linha deste post.
    []’s

  15. Alan eu não consigo fazer o download do ADB no meu Ubuntu, não o encontro já tentei pelo terminal mas não consigo fazer o download, eu uso o Ubuntu-12.10-desktop-i386, me ajude por gentileza, obrigado.

    1. Oi Israel,
      você ativou o Debug Mode (ADB) no seu Android?
      Se ativou, mas não está funcionando, então pode ser um dos dois problemas: 1) permissão do serviço ADB ou 2) problema no cabo USB.
      Tem executar: $ sudo adb kill-server && sudo adb start-server
      Se não funcionar, verifique se o cabo USB não está com algum problema. Espero ter ajudado. []’s, Alan

  16. Alan, como eu disse na mensagem anterior o problema é que não consigo fazer a instalação do ADB no Ubuntu, a depuração USB está ativada.

  17. Oi Israel,
    você pode instalar o ADB através do SDK do Android. Baixe o SDK do Android para Linux e procure pelo arquivo “adb”, então copie este arquivo para dentro de /bin. Assim você poderá usar o adb de qualquer lugar que você esteja. []’s Alan

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s