Sete meses depois: Roteador Wireless Dlink DIR-825 funcionando

Há exatamente 7 meses eu comprei um “Roteador Wireless Wi-fi D-link Dir-825 N Dual-band C Defeito” no Mercado Livre.

Segundo o vendedor a porta Ethernet (WAN) não estava funcionando corretamente, assim não era possível usa-lo como um roteador Wireless. Mas todo o resto estava funcionando corretamente.

Como todas as funções dele estavam funcionando bem e este roteador custa mais de U$ 100.00 na Amazon, não pensei duas vezes, seria um negócio da China compra-lo por R$ 129,90 e instalar o OpenWRT nele.

Quando o roteador chegou liguei e tudo estava funcionando corretamente, inclusive a porta Ethernet WAN, mas não demorou muitos minutos para ela parar de funcionar. Estava muito instável, às vezes funcionava, às vezes não.

Então resolvi pesquisar na Internet e encontrei várias pessoas que estavam com este mesmo problema, mas atualizando o firmware resolvia o problema. Testei várias versões de firmware da Dlink, mas nenhum funcionou corretamente. Então com certeza havia um problema físico no chip ou em algum outro componente da placa. Também instalei o OpenWRT e nada de funcionar.

Como não seria muito fácil consertar a placa, resolvi usar uma estrategia *teoricamente* simples, ligar um conversor USB/Ethernet na porta USB do roteador DIR-825 e usa-la como porta WAN.

Comentei a ideia no trabalho e um dos meus colegas disse que tinha comprado este conversor no DealExtreme e não estava usando, no dia seguinte ele trouxe o conversor.

Compilei uma versão do OpenWRT com o módulo USB/Ethernet Davicom DM9601, para isso acrescentei a linha CONFIG_USB_NET_DM9601=y no target/linux/ar71xx/config-2.6.39. Porém não consegui fazer upgrade do OpenWRT que eu havia instalado no modem, então deixei o modem guardado e não mexi mais nisso.

Hoje resolvi insistir mais um pouco e consegui resolver o problema. Como a interface Wireless do modem estava funcionando eu consegui conectar do notebook no roteador via wireless, configurei a interface wlan0 para usar o ip 192.168.1.2 e usei a cópia de arquivo via ssh (scp) para copiar os modulos dm9601.ko e usbnet.ko para o diretório /lib/modules do roteador.

Em seguida editei o arquivo /etc/modules.d/20-usb-core acrescentando:

usbcore
usbnet
dm9601

Também editei o arquivo /etc/config/network para colocar a interface do conversor USB/Ethernet (eth2) como sendo a interface wan.

Finalmente tudo está funcionando como o esperado. Estou escrevendo este post conectado no roteador DIR-825 com um conversor USB/Ethernet e rodando o OpenWRT.

Se você leu este post até aqui, deve estar se perguntando: por que tanto trabalho para fazer isso funcionar? Não seria melhor comprar outro roteador? A resposta: Nada substitui o prazer de resolver seus problemas criando outros mais interessante e mais desafiadores. Pense nisso!

Update:

O conversor USB/Ethernet Davicom DM9601 é um pouco lento, pois ele é USB 1.1 full-speed (12Mbps), isto limitava minha taxa de download a 800KB/s. Então comprei um adaptador USB/Ethernet mais rápido, compatível com USB 2.0 (480Mbps).
Este novo dongle USB usa o chipset ASIX AX88772B, porém no driver asix.c do kernel 2.6.39 não existe o product ID 772b cadastrado. Tive que cadastrar manualmente, acrescentando:

{
// Cables-to-Go USB Ethernet Adapter
USB_DEVICE(0x0b95, 0x772b),
.driver_info = (unsigned long) &ax88772_info,
},

Correção:

Após usar o conversor USB/Ethernet ASIX notei que a taxa de download ficou limitada em 200KB/s, bem menor que os 900KB/s do Davicom DM9601. Portanto se você quer melhor desempenho aconselho a comprarem o dongle Davicom, que inclusive custa metade do preço do dongle ASIX.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s