Antes de explicar como sintetizar audio no Linux devo esclarecer que nunca toquei nenhum instrumento musical, então sou completamente leigo, mas sou muito curioso e sei fazer as coisas acontecerem.
Hoje ao ler o post do meu amigo Marcelo Barros fiquei curioso em saber como eram os som apresentados no post. Como ele não colocou nenhum sample do audio (que preguiça em Marcelo?), então resolvi procurar um software para gerar o audio.
Após alguns segundos pesquisando no console do Linux encontrei o buzztard, que entre outras coisas pode ser usado como um “simples” compositor.
Executei o comando para chamar o editor:
$ buzztard-edit
Então apareceu uma tela com um quadrado chamado “master”, não consegui fazer muita coisa logo de início, mas após 2 minutos lendo o Help do software consegui sintetizar as letras da partitura.
Vamos lá então:
Clique numa área livre da tela e vá em Add Machine -> Generators -> simsyn
você adicionou o componente necessário para sintetizar audio de partituras (score em inglês).
Você pode adiciona-lo diretamente ao componente “master”, mas é melhor adicionar um componente audiodelay entre eles, assim você terá mais controle sobre o intervalo entre as notas musicais:
Clique em Add Machine -> Effects -> audiodelay
Agora está na hora de ligar os componentes:
Segure a tecla Shift clique no componente “simsyn” e arraste um fio até o componente “audiodelay”, faça o mesmo clicando em “audiodelay” e arrastando até “master”
Agora clique na aba “sequence”, você verá que uma sequência chamada “simsyn” foi adicionada automaticamente. Clique nela e pressione 0 quatro vezes, pronto você preencheu a sequencia.
Finalmente clique na aba “patterns” e entre com a sequência desejada, como eu desejo entrar com a sequencia “C4-C4-C4-C4” tenho que pressionar a sequencia: zzzz
Para ouvir o resultado clique no loop (Toggle looping of playback) e em seguida clique no botão Play.
Somente minha esposa ouviu a grande sinfonia executada por mim, imitando ventiladores, respiradores, etc. Exclusividade para quem decidiu partilhar este restinho de vida comigo 🙂
E aí, ficou bom o seu som ?
Os ouvidos dela sofreram, é isso que você quis dizer né? rs
Não sei se ficou muito bom, é impossível escutar a repetição destes sons por 5 minutos sem se irritar. Pobre dos pacientes caso um equipamento médico apresente algum problema e fique repetindo estes sons.
Acho que o sintetizador gera um som mais parecido com teclado que com o som que você deve ter tirado do violão…