Como usar o Linux em modo grafico sem mouse

Hoje resolvi reativar o desktop que utilizei para criar o LinuxBios (coreboot) que bootava diretamente em modo grafico (video disponivel aqui).

O primeiro problema e’ que eu nao tenho mais um gabinete para colocar a placa mae Tyan S2850 Tomcat K8S, entao deixei tudo montado sobre o tapete:

Tyan S2850

O segundo problema e’ que nao tenho um mouse aqui e estou com preguica de sair para comprar um. Entao lembrei que eu ja’ havia usado o Linux sem mouse, movendo o ponteiro do mouse atraves do teclado numerico.

Eu nao lembrava exatamente como eu havia feito isso, entao resolvi pesquisar na internet e depois de uns 15 minutos encontrei.

Primeiro voce devera’ pressionar: Shift + NumLock
Em seguida podera’ usar as seguintes teclas do teclado numerico para mover o mouse:
8 : move para cima
2 : move para baixo
4 : move para esquerda
6 : move para direita
7 : move para diagonal noroeste
9 : move para diagonal nordeste
1 : move para diagonal sudoeste
3 : move para diagonal sudeste
5 : clique do mouse
– : muda o clique do mouse para funcionar como botao direito
/ : muda o clique do mouse para funcionar como botao esquerdo

P.S.: Este post foi escrito usando o computador sem mouse. No inicio e’ um pouco dificil, mas em pouco tempo voce acostuma a usar este “mouse emulado”.

One thought on “Como usar o Linux em modo grafico sem mouse

Leave a Reply

