Cade o controle de qualidade da Nokia?

É triste ver como algumas empresas, pela ânsia de vender mais, não têm um controle de qualidade adequado e nem respeitam o consumidor.

Desta vez isto aconteceu com uma grande empresa, que até então eu considerava acima de qualquer suspeita, a Nokia.

Em setembro do ano passado eu ganhei 5 celulares Nokia 1661 (na verdade eu paguei pela mobilia da minha casa e os celulares vieram como brinde) e resolvi doa-los para meus familiares (irmã, cunhado, tia e sogra) e fiquei com um para mim.

Esta semana eu pedi para minha sogra trazer o celular que estava com ela para que eu levasse até uma loja Claro para desbloquear, já que agora o desbloqueio gratuito virou lei. Para minha surpresa ela nem tinha aberto a caixa do celular, então eu abri a caixa e coloquei a bateria que veio junto.

Notei que a tampa do celular não fechava com facilidade, era preciso fazer muita força para conseguir fechar, achei estranho pois o meu eu consegui abrir e fechar usando apenas uma mão. Depois de fechar vi que a tampa ficou uma pouco estufada:

Tampa da bateria estufada (bateria BL-5CA)

Tampa da bateria normal (bateria BL-4C)

Achei que poderia ser algum problema na bateria, mas o aparelho ligou sem problema (a bateria conservara a carga por mais de 5 meses).

Resolvi abrir a tampa da bateria do meu celular e comparar com o da minha sogra. Para minha surpresa as baterias eram diferentes. A bateria do meu celular era o modelo BL-4C e a do celular dela era uma BL-5CA:

Bateria correta: BL-4C

Bateria incorreta: BL-5CA

Sinceramente não com consigo acreditar que isto tenha sido apenas um equivoco. Creio que o modelo de bateria correto estava em falta e ela tentou usar um modelo “compatível”, mas que não é adequado para este aparelho.

Estão gostaria de pedir que vocês verificassem se o seu Nokia 1661 veio com a bateria errada (BL-5CA) e comentasse aqui. É inacreditável que uma empresa grande como a Nokia possa agir desta maneira.

Atualização: Por sugestão do meu amigo Marcelo Barros (Forum Nokia Champion), entrei em contato com a Nokia e eles pediram que eu levasse o celular até uma autorizada mais próxima. Então entrei no site da Nokia e localizei a autorizada “Global Express”, enviei um email para o responsável (André) e recebi uma rápida resposta dizendo que poderia levar o aparelho e a bateria para eles analisarem. Hoje aproveitei o horário do almoço e fui até a autorizada, que fica perto da empresa onde trabalho. Passei em duas atendentes, a primeira a me atender apenas pegou o aparelho e pediu para uma moça que levasse o aparelho até o André. Após uns 5 minutos a moça voltou e pediu para que eu pegasse outra senha para ser atendido por outra atendente que faria o cadastro de reparo. Após fazer o cadastro, fui até a sala do André para fazer a troca da bateria e explicar o problema. Foi uma conversa rápida e agradável, ele me explicou que empresas como Nokia, Motorola, e outras, não venderiam um celular com uma bateria errada se a bateria correta estivesse em falta. Enfim, tudo resolvido, agora estou convencido que não foi um erro proposital da Nokia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s