Compartinhando internet

Como comentei no post anterior estou usando o Claro 3G para acessar internet no computador desktop, mas hoje resolvi usar a internet no meu laptop enquanto minha irmã usa no desktop.

Quando a conexão da Claro 3G é estabelecida, uma interface ponto-a-ponto “ppp0” é criada. Eu liguei um ethernet cross-cable entre a placa de rede do notebook e do desktop. A configuração é bem simples, veja os passos abaixo.

No computador desktop (que está conectado à Claro 3G):

# ifconfig eth0 192.168.0.1 up
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

No laptop eu apenas executo:

# ifconfig eth0 192.168.0.2
# route add default gw 192.168.0.1

E acrescento no /etc/resolv.conf:

nameserver 200.169.117.22
nameserver 200.169.119.22

Pronto!

Atualizacao: Nas versoes mais novas do Ubuntu voce precisa desativar o ufw: $ sudo ufw disable. Outra dica é que nas configurações do Ubuntu (nm-applet do NetworkManager) existe a opção de compartilhar a Internet de forma simples.

2 thoughts on “Compartinhando internet

Leave a Reply

