Linux tornando-se um RTOS

Alguns sistemas operacionais são desenvolvidos desde o início para funcionarem como um sistema operacional de tempo real (RTOS – Real time operation system), como por exemplo o QNX, VxWorks, eCos. Outros SO ganham suporte a tempo real através da adicão de um pequeno kernel entre o hardware e o kernel do sistema operacional, exemplos deste tipos são o RTLinux e o RTAI.

Uma outra opcao, não muito comum, é modificar o próprio kernel do sistema operacional para que ele suporte aplicacões de tempo real. O patch “rt_preempt” do Ingo Molnar é um avanco neste direcão, e parte deste patch já foi integrada ao kernel padrão do Linux.

Quem desejar testar este sistema poderá seguir este tutorial:

http://www.osadl.org/Realtime-Preempt-Kernel.kernel-rt.0.html

É interessante verificar no texto mostrado que a maior latência foi de apenas 39 us. Em breve veremos o Linux ser usado em aplicacões hard-realtime, como em aeronaves e usinas nucleares.

2 thoughts on “Linux tornando-se um RTOS

  1. Olá Alan. Me parece que houve uma pequena confusão, o texto referido mostra informação de latência onde a pior latência de um *não-RTOS* foi 39 *milissegundos*, e para um RTOS a pior short-term foi de 18 micro. Para os casos testados, correto?

  2. Oi Lissandro,
    Obrigado pela informação. Na verdade o texto to link foi atualizado neste meio tempo, por isso que os dados já não batem. Note que a versão do kernel e a data do teste feitos lá são de 2009 (veja: $ uname -a), mas este meu post é de 2008 (já fez 10 anos). Isto mostra que houve uma melhoria, mas não sei hoje qual seria o resultado, há alguns anos houve um “pedido de socorro” pra que o suporte ao Realtime do Linux não morresse, já que não havia ninguém mantendo o sistema. Espero que a Linux Foundation tenha criado um projeto para manter este recurso. Abs!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s