Programando o CLP PO3342 da Altus

Estou tendo que usar o CLP da Altus para programar, então resolvi compartinhar algumas dicas, pode ser útil pra alguém.

CONFIGURANDO:

Inicie o MasterTool, e crie um novo projeto (Projeto->Novo). Será perguntado se você deseja usar o Wizard, escolha Não.

Informe o nome do projeto que você deseja criar (ex. Teste), use o tipo Programação.

Será iniciada uma nova janela onde é feita a configuração do projeto.

Em “Modelo de CP” escolha PO3342, aparecerá uma mensagem avisando que os módulos de E/S serão removidos, clique em Sim.

Então vamos configurar o Layout do nosso barramento. Clique no botão “Barramento”, nesta tele em “Troca a quente” marque “Habilitade sem consistência na partida”, em seguida clique em “Segmento 0”, finalmente clique em “Executar”, será executado o programa “ProPonto” onde é “desenhado” o barramento.

Primeiro coloque a CPU, clicando em “+” CPU na janela “Componentes”. Clique e arraste a CPU PO3342 para a segunda posição (segunda coluna) do barramento de Módulos, na janela “Desenho de Barramento”. Automaticamente a segunda posição de “Bases” será preenchida com a Base PO6302.

Agora coloque o módulo de Entrada PO1010 na terceira posição do barramento de módulos (do lado direto da CPU PO3342), o módulo PO1010 fica em “Módulos de E/S”.
Repare que a base não foi preenchida automaticamente, então clique com o botão direito do mouse na terceira posição do barramento de Bases e clique em “Ver Bases Compatíveis…” e escolha a base “PO6000”.

Repita o processo para o módulo de Saída PO2022, colocando-o na quarta posição no barramento de Módulos e novamente escolhendo a base PO6000 na posição equivalente no barramento de Bases.

Agora podemos colocar o terminador de barramentos, para isso clique em “+” do Terminador (janela Componentes) e arraste o “Bus Terminal” para a penúltima posição (13ª posição) do barramento de Bases.

Clique no botão “Verificar Barramento”, deve avisar: “0 Erro(s), 0 Warning(s)”

Clique no botão Salvar e depois clique em Sair.

Você retornará automaticamente ao MasterTool, então clique no botão “Ler”, confirme as perguntas (Sim para ambas), em seguida clique em “Ok” e em “Ok” novamente. Pronto você acaba de configurar o seu CLP com os recursos existentes no barramento.

PROGRAMANDO:

Clique no botão “Novo Módulo”, escolha a opção “Módulo Principal”, irá aparecerá o editor Ladder. Crie um programa simples, exemplo:

Clique no botão “Contato aberto”, coloque o nome da Tag de “LIGAR”, em Endereço coloque: “%E0001.1”, na Descrição coloque: “Botão Ligar”. Preencha com fio da segunda à penúltima posição da primeira linha (pressionando a tecla “-” em cada posição). Na última posição coloque uma bobina, clicando no botão “Bobina simples”, coloque o nome da TAG de “LAMP”, em Endereço coloque: “%S0050.1”, na Descrição coloque: “Lampada”.

Problemas encontrados:
após enviar dois programas equivalentes para o CLP o mesmo entrou em Erro (LED ER ficou acesso e FC piscando), para resolver este problema vá em “Comunicação” -> “Estado…” e mude o estado para “Programação”. Feche esta janela, vá em “Comunicação” -> “Módulos” e clique no botão “Apagar Flash”.

27 thoughts on “Programando o CLP PO3342 da Altus

  1. Oi Paulo,
    voce consegue o programa com a propria Altus, no site dele tem uma versao que funciona por um mes.

  2. amigo gostaria de saber se vc tem algun material sobre programcao de clp altus explicando funcoes de promaçao especial ,,ex com incluir trandutores de presao ,requas capacitivas ,e outros dispositivos se vc tiver esse material para me ajudar ,,me passe um valor que eu te pago porque eu estou precisando muito de algumas dicas ,,, boa noite agradeço desde ja

  3. Ola, vc programou este CLP para que projeto? Algum sistema, qual finalidade.

    Me passe detalhes, quero falar contigo

  4. Estou com um problema no CLP Moeller para fins graficos.
    Deu algum erro na programação.
    Se puder me ajudar gradeço.

  5. Oi Raphael,
    infelizmente nao conheco este CLP Moeller, portanto nao tem nada que posso fazer.

    Voce tera’ que pesquisar mais na internet para descobrir como fazer isto funcionar.

    []’s

  6. ola…..estou montando um programa no mastertool e estou com dificuldades em mexer com operandos…..eh um sistema de medição na qual qdo um sensor estiver ativo o clp deve contar os pulsos provindos de um encoder….ja consigui contar os pulsos, mas n consigo fazer as funções matematicas, talvez tenha algum esquema entre operandos decimais (D) e operandos simples(M)….alguem pode me ajudar …me mande email (walter.33@hotmail.com)

  7. olá pessoal, estou fazendo um trabalho para faculdade, e preciso do data de um manual do clp da altus para desenvolver o trabalho em cima desse controlador, se alguém puder me ajudar ficaria muito grato. Obrigado! meu
    e-mail: cecelrg@hotmail.com

  8. Ola Marcos,

    Obrigado pelo comentário no meu blog.

    Infelizmente não tenho nenhum manual explicando como programar, eu
    aprendi isto no curso técnico.

    Bom, primeiro você deve escolher qual linguagem deseja aprender:
    Ladder, Diagrama de Blocos, Funtional Chart, etc. Depois pesquise na
    internet sobre elas para encontrar dicas de programação e livros
    cobrindo tal assunto.

    Um abraço,

    Alan

  9. olá amigo,sou iniciante do na área de automação e estou estudando os clp’s da altus sua dica está sendo fundamental… gostaria de saber se vc tem mais algumas informações sobre programação de outros cp’s como al200 entre outros ou se vc tem algum material referente a programação dos cp’s da altus pois fiz o procedimento q vc citou acima e quando chega em executar o mesmo o botão ñ está desponivel… agradeço suas dicas…

  10. Hudson,

    Eu nunca utilizei um encoder RPM com os CLPs da Altus.

    Você teria que usar um contador para contar os pulsos e um timer para poder salvar a quantidade de pulsos a cada 60 segundos e gerar o contador novamente.

    Sinceramente não sei se isto é factível de fazer usando este CLP, talvez o mais indicado seria você usar um microcontrolador para contar os pulsos e disponibilizar o valor do RPM via protocolo Modbus.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço,

    Alan

  11. olá venho informar que se posso ajudar em relação a programação ladder da altus ….porém ainda tenho dificuldades quando entra encoder….até se alguém puder me ajudar neste quesito…agradeço….

  12. olá pessoal,vcs estão fera nos clps;e assim sendo espero que possam me ajudar,bem estou com um clp com a maioria das funçeos perfeitas porem existe um angulo efetivo do encoder que é de 0 a 359 graus,o serto seria um giro de 360 graus porem ele só zera com 362,365 em fim ta maluca e eu não consigo reprogama-lo,tem algum amigo que possa me da um macete referente aisso?
    abraço

    1. NOSSA , ESTOU COM O MESMO PROBLEMA QUE VC ; ESTOU COM UMA MÁQUINA PARA PQ EU NÃO SEI USAR A FUNÇÃO DO CLP QUE LER O ENCODER!!
      SE VC SOLBER DE ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR ME MANDE NO MEU E-MAIL
      RAFA.P_A@HOTMAIL.COM

  13. Olá Jesse,

    Creio que seu encoder está com problema ou a rotina de contagem de pulsos está errada.

    Tente verificar se o encoder está gerando a quantidade de pulsos corretamente.

    Um abraço,

    Alan

  14. Olá Valdisar,

    Atualmente eu não estou trabalhando mais com CLPs.

    Qual o problema que você está tendo?

    Qualquer problema em relação aos CLPs da Altus você pode entrar em contato direto com a empresa, o suporte deles é muito bom.

    Um abraço,

    Alan

    1. Olá Silvano, há muito tempo não trabalho com este equipamento e nem tenho o software aqui para te ajudar. Sugiro que entre em contato com o suporte da Altus. []s

  15. Sabe onde consigo a chave de software e numero de serie para MT8000? Estou fazendo um trabalho pra faculdade num Piccolo 104/R. Grato

    1. Oi Marcelo,
      Entre em contato com a Altus e explique que você precisa de uma chave trial para fazer um trabalho da faculdade, eles são bem tranquilos quanto a isso.

Leave a Reply

