A sua segunda vida está pronta

Saiu uma reportagem no Popular Science sobre o Second Life (http://www.popsci.com/popsci/technology/7ba1af8f3812d010vgnvcm1000004eecbccdrcrd.html), que é um ambiente virtual semelhante ao ActiveWorlds, porém com mais recursos (e mais financiadores).

Segundo a reportagem empresas como Wal-Mart, American Express e Intel estão estudando a possibilidade de usar o ambiente virtual do SL para realizarem seus treinamentos.

Resolvi testar a idéia, após criar uma conta apareceu a tela de download, mas não apareceu nenhuma versão para Linux, apenas Windows e Mac. Então enviei um email para eles perguntando sobre o suporte ao Linux, eles me responderam enviando a página para baixar uma versão alpha.

Creio que mais pessoas devem ter feito a mesma coisa, pois agora eles disponibilizaram para download a versão alpha na página de principal de download.

Fiquei com receio de usar o programa no meu computador, pois não tenho placa com aceleração 3D, tenho uma VIA S3 Unichrome Pro. Mas o programa iniciou sem reclamar do suporte a aceleração 3D, e mesmo não tendo aceleração 3D o programa ficou bastante “usável”, mais rápido que o Google Earth.

A princípio não notei muita diferença em relação ao ActiveWorlds (tudo bem, já faz mais de 5 anos que não entro no AW), porém em pouco tempo as diferenças surgem, com o suporte a stream de vídeo dentro do ambiente entre outros recursos interessantes.

Na reportagem a autora cita que realizou uma entrevista com os fundadores do SL no próprio ambiente virtual, ela não sabia chegar no local da reunião, mas quando chegou a hora da reunião recebeu um convite de teletransporte e lá estava ela pronta para começar a entrevista.

Um detalhe interessante: o SL conta com o apoio e financiamento de nada menos que Jeff Bezos, Pierre Omidyar e Mitchell Kapor. É importante também destacar que várias empresas de tecnologia estão começando a utilizar a idéia para treinamento e teleconferência.

One thought on “A sua segunda vida está pronta

  1. Eh febre faz tempo o second life. Parece que o nivel de alienacao cresceu muito. Por exemplo, eh possivel estar num local onde passa o streaming ao vivo de um show REAL mas que pagou pra ter retransmissao SL. Ou seja, vc pode ir a um barzinho no SL e ver algo real. Tem gente que vende o alterego secondilifeano ou o seu local por verdadeiras minifortunas. Este mundo ta louco, Alan ….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s